Sabe o que é o Golden Visa?

Muito resumidamente, é uma autorização de residência especial criado em 2012, onde todos os cidadãos que não fazem parte da União Europeia podem requerer o visto. Para tal, devem criar 10 postos de trabalho e um investimento de 1 milhão de euros no caso de criar empresa ou comprar um imóvel no valor de 500.000€.

As vantagens são inúmeras, sendo que há a possibilidade de viver, trabalhar, estudar e viajar no espaço Shegen. E após 5 anos, poderá obter a autorização de residência permanente.

Opinião

Os Vistos Gold têm sido um enorme instrumento para alavancar o mercado imobiliário português.

No entanto, foram efetuadas algumas alterações que visam impossibilitar o acesso ao Golden Visa na aquisição de imóveis em Lisboa, Porto e Algarve, sendo só possível adquirirem o visto através da compra de imóveis comerciais.

Ora, esta medida gerou e gera desconfiança por parte dos investidores, o que leva Portugal a não ser dos primeiros destinos eleitos para investimento.

Portugal, enquanto país deveria analisar os motivos de tamanho recuo e tentar empurrar os investidores estrangeiros para o interior do país, no intuito de levar ao desenvolvimento e povoação de zonas esquecidas ao longo das décadas, frutos de más políticas públicas.

A minha questão é uma: Qual será a consequência para o setor imobiliário? Não nos esqueçamos que nos últimos anos, tem contribuído enormemente para o crescimento económico e desenvolvimento do país.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais
artigos